quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CONSTRUINDO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Mas, não só de funções administrativas e de orientação vive o tutor. Essa nova modalidade profissional, em construção, também precisa contribuir com a elaboração pedagógica e atividades, incentivar a pesquisa, criar situações de questionamento e discussões sobre os diferentes temas, avaliando respostas, desenvolvendo o clima intelectual geral do grupo.



Encorajar os estudantes na construção e desconstrução coletiva de conhecimento e avaliar o desempenho dos estudantes. A avaliação é uma tarefa complexa e deve ser sempre discutida com todas as partes envolvidas.


Embora um tanto subjetiva, os autores, também destacam como ‘função’ do tutor o seu comprometimento com as atividades propostas pela coordenação do curso (encontros, atividades culturais, videoconferência, seminários, relatórios etc.).
Na qualidade de responsável pela interatividade, o tutor deve cuidar dos grupos virtuais de colaboração, atender as dúvidas dos cursistas, dinamizar e aplicar os momentos de encontros presenciais, aplicar os instrumentos avaliativos (presenciais e a distância).


Para tal, deve se capacitar previamente.



Sendo fundamental conhecer o projeto didático-pedagógico do curso e o material didático das disciplinas – mantendo o domínio de conteúdo específico da área;
Incentivar o cursista a adquirir autonomia em sua aprendizagem.CONSTRUÇÃO BIDIRECIONAL DE CONHECIMENTO



Enfim, o tutor e o elo de comunicação entre cursista e a instituição de ensino.


Lembrando que esta modalidade de ensino e aprendizagem está em contínuo desenvolvimento e expansão. Segundo Fredric Michael Litto, Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, em entrevista hoje(17/09/09) na Rádio Novo Tempo, o preconceito para com a Educação a Distância é uma atitude de ignorância.

baseado em: http://ead.uepb.edu.br/ava2/course/view.php?id=14. Acessado em 17/09/2009.
 
VIABILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM

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