Mas, não só de funções administrativas e de orientação vive o tutor. Essa nova modalidade profissional, em construção, também precisa contribuir com a elaboração pedagógica e atividades, incentivar a pesquisa, criar situações de questionamento e discussões sobre os diferentes temas, avaliando respostas, desenvolvendo o clima intelectual geral do grupo.
Encorajar os estudantes na construção e desconstrução coletiva de conhecimento e avaliar o desempenho dos estudantes. A avaliação é uma tarefa complexa e deve ser sempre discutida com todas as partes envolvidas.
Embora um tanto subjetiva, os autores, também destacam como ‘função’ do tutor o seu comprometimento com as atividades propostas pela coordenação do curso (encontros, atividades culturais, videoconferência, seminários, relatórios etc.).

Para tal, deve se capacitar previamente.
Sendo fundamental conhecer o projeto didático-pedagógico do curso e o material didático das disciplinas – mantendo o domínio de conteúdo específico da área;
Incentivar o cursista a adquirir autonomia em sua aprendizagem.CONSTRUÇÃO BIDIRECIONAL DE CONHECIMENTO
Enfim, o tutor e o elo de comunicação entre cursista e a instituição de ensino.
Lembrando que esta modalidade de ensino e aprendizagem está em contínuo desenvolvimento e expansão. Segundo Fredric Michael Litto, Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, em entrevista hoje(17/09/09) na Rádio Novo Tempo, o preconceito para com a Educação a Distância é uma atitude de ignorância.
baseado em: http://ead.uepb.edu.br/ava2/course/view.php?id=14. Acessado em 17/09/2009.
VIABILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM
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